Retrato de Luís Lavoura

Na horrenda praia de Nice - que consiste numa extensão de calhaus entre uma avenida cheia de tráfego e um mar sem ondas - anda agora uma nova polícia de costumes que, contrariamente à iraniana ou à saudita, obriga as mulheres a estarem suficientemente despidas. Se elas cobrem o corpo com a indumentária errada, zás!, a polícia força-as a despi-la, ali mesmo em frente a toda a gente.
Dizem que isto é feito em nome da libertação das mulheres. Porque é evidente que, se as mulheres se vestem daquela forma, isso é certamente porque há algum homem maldoso que as obriga a isso. Só pode.
Eu a mim faz-me confusão que, no país onde em maio de 68 se gritava "é proibido proibir", a libertação das mulheres consista agora numa proibição. Para mim, proibir é o contrário de libertar. Quem proíbe as mulheres de se vestirem de determinada forma tira-lhes tanto a liberdade como quem as obriga a vestir-se de determinada forma.
Faz-me também confusão que o Estado intervenha com uma medida de coação para castigar um delito que é apenas presumido ou alegado. Porque, convenhamos, o Estado não dispõe de qualquer prova de que a mulher esteja vestida daquela forma porque alguém a obrigou a isso; o Estado apenas presume, ou alega, que alguém a obrigou. Temos portanto que o Estado intervem com uma medida de coação sem que disponha de qualquer prova de que aquela mulher está vestida daquela forma sob coação.
Enfim, há sempre um último argumento que os tiranos apresentam: estamos em guerra. A guerra é sempre o último argumento do Estado para a supressão de todas e quaisquer liberdades. É um argumento universal e 100% eficaz: se estamos em guerra, então podemos eliminar toda e qualquer liberdade dos cidadãos.

Retrato de Mariaeduarda

Oferta de empréstimo de

Mariaeduarda on Domingo, 04/09/2016 - 10:31
Oferta de empréstimo de dinheiro às pessoas na necessidade. De 5000€ à 5.000.000€ todas as à pessoas capazes de reembolsar. Para mais informação, eis o meu email:([email protected])
 

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação