Retrato de Luís Lavoura

A Europa tem muito a aprender com a Suíça.

A Suíça é, como se sabe, a mais antiga das repúblicas europeias. E a mais antiga das democracias.

A Suíça é um conjunto de 26 cantões que têm culturas bastante diversas. Alguns dos cantões (Bern, Wallis, etc) são bilingues, tendo partes de língua francesa e outras de língua alemã. Alguns dos cantões são de religião predominante protestante, outros de religião predominante católica, e outros são mistos. Refletindo este facto, os cantões têm todos eles feriados diferentes.

Os cantões encontram-se em rivalidade fiscal entre si. Os suíços pagam três impostos: um para a freguesia na qual vivem, um para o cantão, e um para a confederação. Embora as taxas de imposto variem substancialmente de uma freguesia para a outra e de um cantão para o outro, em geral a grande maior parte dos impostos pagos por cada suíço vai para o cantão, e duas partes de dimensões mais ou menos parecidas vão para a freguesia e para a confederação. Isto acontece porque grande parte das responsabilidades sociais são de cada cantão, pelo que os cantões gastam, de facto, mais dinheiro do que a confederação.

De qualquer forma, há competição fiscal entre os cantões e entre as freguesias. Uma pessoa pode poupar imenso em impostos mudando-se de uma freguesia para outra que fica dois ou três quilómetros ao lado. Também, os cantões e as freguesias fazem acordos fiscais com indivíduos particularmente ricos para que eles venham habitar para o seu território, pois, quanto mais imposto se conseguir sacar a um indivíduo rico, menos imposto se terá que sacar à generalidade dos cidadãos.

Quando se observa a imensa salganhada que são as políticas nacionalistas em Espanha, podemo-nos perguntar se esse país não poderia aprender com a Suíça, dividindo-se em cantões com autonomia fiscal, linguística e cultural, permanecendo o Estado espanhol apenas com encargos como a política externa, os transportes e o comércio.

E também, evidentemente, tem a União Europeia muitíssimo a aprender com a Suíça.

A Suíça já vive com o seu sistema político há muitos séculos e já teve mais tempo para o aperfeiçoar do que qualquer outro país europeu!

Está muito silencioso por aqui! Porque não deixar uma resposta?

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação