Retrato de Luís Lavoura

Os nacionalistas catalães insistem que querem "dialogar" ou "negociar" com o governo de Madrid. Este último recusa-se a dialogar ou negociar. Por quê? Três razões:

(1) O governo de Madrid está politicamente muito dependente dos nacionalistas espanhóis, isto é, dos centralistas. Estes últimos são muito maioritários na direita espanhola, representada pelo PP. Se o governo de Madrid negociasse qualquer coisa de substancial com os catalães, seria acusado de "traição" pelos seus apoiantes nacionalistas espanhóis. É que, o problema nesta questão não é somente o nacionalismo catalão, é também o nacionalismo espanhol, ou seja, o centralismo.

(2) Espanha tem muitas regiões autonómicas além da Catalunha, do País Basco e da Galiza. Qualquer concessão à Catalunha, especialmente em matéria de autonomia fiscal, poderá depois ser reivindicada por outras regiões mais ricas, em particular Navarra e País Valenciano. Se Espanha conceder autonomia fiscal a todas as suas regiões mais ricas, fica sem dinheiro para distribuir pelas mais pobres (Andaluzia, Extremadura).

(3) Espanha está com sérios problemas de dívida e défice públicos. Nestas condições, é muito difícil para o Estado central conceder autonomia fiscal à sua região mais rica (em termos absolutos). E não tenhamos ilusões, aquilo que, em última análise, os catalães desejam, é autonomia fiscal, ou seja, que o dinheiro que é pago em impostos na Catalunha permaneça na Catalunha.

Empréstimos

Michelalbertplancq on Quinta, 02/11/2017 - 10:34
Olá Sir / Sra
Nós oferecemos nossos serviços para pessoas honestas que estão em necessidade de apoio financeiro ou atividades geradoras de renda e criar um futuro melhor com uma taxa de juros de 2% considerado. 
Eu diria que estou pronto para dar ao indivíduo.
Oferecemos-lhe empréstimos entre particular, de 5.000 € para 10.000.000 € para termos muito simples.
Estou disponível e disposto a discutir todas as suas necessidades financeiras nas seguintes áreas:
 
-Empréstimos imobiliários
-Empréstimos de investimento
-Auto empréstimo
-Consolidação da dívida
-Linha de crédito
-Segundas hipotecas
-Resgate de crédito
-Empréstimos pessoais
 
Não hesite em contactar-nos se você estiver interessado, o período de reembolso entre um para cada ano de acordo com a soma emprestada.
Nossos termos de empréstimo são:
 
- Um formulário para preencher.
- Um acordo de empréstimo deve ser feita pelo nosso notário
- Nossos empréstimos estão sujeitos a juros de 2% ao ano.
- Nossos empréstimos são normalmente pagos por cheque ou transferência bancária.
 
Me contactado por mail: [email protected]
No refrão sério!

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação