Retrato de João Cardiga

Não é a primeira vez que leio comparações entre o comunismo (ideologia) e o nacional-socialismo alemão (regime). Tais comparações são normalmente motivadas por um profundo sentimento anti-comunista, e que como qualquer sentimento anti-qualquer-coisa tem mais de emoção do que razão. A ultima destas comparações absurdas vem apresentada n'O Insurgente, que muito ao seu estilo coloca um link de um artigo para transmitir uma ideia, neste caso um insulto, diz a propósito de Saramago que "only moral cripples are communists".

 

Não sei se a ideia é um insulto simples a Saramago, ou mostrar uma profunda incompreensão sobre a ideologia do comunismo. Ou se a ideia talvez seja suavizar o Nacional-socialismo alemão (o regime). Como sempre a intenção só o autor poderá responder.

 

Embora julgue natural um americano demonstrar tal desconhecimento e preconceito, já julgava que um europeu teria um pouco mais de cultura e conhecimento para não difundir tais comparações absurdas. Talvez se o autor compreendesse um pouco mais a ideologia comunista não teria escrito tal post. Talvez os ataques a essa ideologia fossem um pouco mais consistentes e o fizessem reflectir sobre as suas próprias posições, que muitas vezes acabam por provocar uma regressão na esfera da liberdade individual tão grande como a do próprio comunismo. Julgo que aí talvez fosse bastante mais interessante e evitasse reproduzir um insulto estupido a uma pessoa...

O Comunismo não é Totalitário

Celso Antonio (não verificado) on Terça, 01/03/2011 - 14:36

E eu pergunto, e o Capitalismo não é Totalitário ?? Não impôs uma única forma de pensamento ???
O Capitalismo não matou, não torturou, não apoiou todas as formas de ditaduras de direita ??? Qual o nome que devemos dar para o que a Inglaterra e os EUA fizeram em Abu Ghraib ??? e Guantánamo ???
Quem mais torturou no Sec XX foi Inglaterra, França e EUA.

Diferenças!!!!

Daniel Gonaçalves (não verificado) on Sábado, 26/06/2010 - 22:03

O Comunismo é tão racista quanto o Nazismo, só que o "racismo" do Comunismo não é étnico ou genético mas sim social, contras outras "classes sociais": burgueses, capitalistas, proprietários, etc.
"um é aberto à iniciativa privada o outro apaga por completo a sua existência". ERRADO: o Comunismo é contra a propriedade privada e contra TODA e qualquer iniciativa que vá contra as directivas do Partido Comunista.
Internacionalismo: depende do que entendemos por ser internacional, o nazismo doutrinava que se devia espalhar o seu pensamento pelo Mundo.
"o outro tem uma multitude de pensadores muito vasta" O Comunismo?????? Todos os "intelectuais" do comunismo limitam-se a repetir a mesma lenga lenga marxista, não existem grandes diferenças, Althuser, Gramsci, etc.
Depois o Nazismo também é uma ideologia, não só o Comunismo.
O autor deste blog é uma pessoa Letrada???????

respondendo

Anónimo (não verificado) on Quarta, 01/12/2010 - 02:40

Quanta merda hein!

Retrato de João Cardiga

Caro Daniel, Começando pela

João Cardiga on Domingo, 27/06/2010 - 00:20

Caro Daniel,

Começando pela sua ultima questão a resposta é sim. E aproveito para lhe dar um conselho: não se deixe consumir pelo seu ódio ao comunismo pois perde a sua capacidade de análise.
Veja como analisou a questão da iniciativa privada. Se perdesse cinco segundos verificaria que essa parte do comentário não tem sentido visto que você confirma exactamente o que disse. Quanto ao nazismo tb julgo que faz uma analise errada pois a palavra nazi é o diminutivo para o partido de hitler e mais do que uma idelogia aponta para um regime especifico. Como disse se quer pôr as coisas no mesmo patamar fale antes do nacional socialismo. Mas para ser franco não faz muito sentido para mim. Mas aqui é uma mera opinião pessoal.

Quanto à lógica por detrás do seu comentário do racismo... Bem basta dizer que se você tem razão então o inicio do liberalismo é um inicio racista tb, o que não faz qq sentido.

Finalmente quanto a autores e variantes basta você verificar os regimes comunistas que existiram e verificará que não faz qq sentido o que acabou de dizer. Qt ao pensadores comunistas terem semelhanças julgo que expressão comunistas diz tudo. Se fossem completos opostos seriam só pensadores e não pensadores comunistas...

Retrato de Miguel Duarte

O Comunismo não é totalitário?

Miguel Duarte on Sexta, 25/06/2010 - 13:37

Ao que eu saiba o comunismo é uma ideologia totalitária e responsável efectivamente por muito derramamento de sangue. Não é racista eventualmente, mas tirando isso, que verdadeira diferença para melhor existe entre o Comunismo e o Nazismo?

Exactamente Miguel Duarte! O

nuno granja (não verificado) on Domingo, 27/06/2010 - 23:06

Exactamente Miguel Duarte!

O post incial tenta dourar a pilula, mas no fim o resultado é o mesmo, com vantagem para o comunismo na contagem dos mortos sem bem que tiveram mais tempo.

Provavelmente o autor do post inicial virá com a lenga lenga de que o meu ódio ao cuminismo me faz pensar assim e estará muito próximo da verdade, sou um anticomunista ferrenho.

Porquê? Pelos mesmo motivos que me levam a ser um anti-nazi ferrenho.

Retrato de João Cardiga

Caro Nuno, Onde é que tentei

João Cardiga on Segunda, 28/06/2010 - 00:05

Caro Nuno, Onde é que tentei dourar a pilula no meu post inicial? Fico curioso pela resposta...

Retrato de João Cardiga

Respostas...

João Cardiga on Sexta, 25/06/2010 - 17:22

Bem começando pela tua pergunta eu diria que sim, visto que sempre que passou para regime o foi de forma totalitária e tem uma ditadura na genese da sua ideologia.

 

"Não é racista eventualmente, mas tirando isso, que verdadeira diferença para melhor existe entre o Comunismo e o Nazismo?"

 

Comecemos logo pelo ambito. O Nazismo refere-se tipicamente a um regime mais do que uma ideologia. Logo nesse aspecto estamos a falar de situações diferentes. Quando falas em comunismos abarcas todo o seu espectro ideológico que é bem vasto e diferente. Ou seja enquanto uma é uma quasi-ideologia (diria mesmo que é um regime) o outro tem uma multitude de pensadores muito vasta. Uma boa comparação é entre o nazismos e o estalinismo.

 

Mas mesmo que transformemos o Nazismo em ideologia (o nacional-socialismo) e a compararmos com o comunismo encontramos várias diferenças:

 

- uma ideologia é racista que é um pilar da mesma enquanto a segunda não;

 

- a forma como modelam a sociedade é profundamente diferente;

 

- um é aberto à iniciativa privada o outro apaga por completo a sua existência;

 

- Um é nacionalista a outra é internacionalista;

 

- Etc...

 

E diria em jeito de conclusão que uma foi e é uma utopia enquanto o outro foi uma dura realidade.

 

Gostava também de dizer que se retirares o pilar do racismo da ideologia do  Nacional-socialismo verificarás que muitos defendem politicas que se cruzam muito (diria quase 80%) com  o defendido por essa ideologia sem ninguém se indignar minimamente ou chamá-lo de  "moral cripples"...

 

Se quiseres ver bem a diferença entre uma e outra verificarás que uma pessoa pode ser perfeitamente um comunista e não defender nada do que os regimes totalitários comunistas fizeram (até podem ser ferrenhos opositores) enquanto que um nazista não o poderá fazer e continuar a ser nazista...

Não é "compreende-se", é

Anónimo (não verificado) on Quinta, 24/06/2010 - 23:27

Não é "compreende-se", é "compreendesse".

Retrato de João Cardiga

Muito Obrigado

João Cardiga on Sexta, 25/06/2010 - 10:18

Caro Anónimo,

 

Julgo ser o mesmo anónimo do outro comentário. Muito obrigado uma vez mais. É sem dúvida um serviço público que está a prestar.

 

Um abraço,

 

João Cardiga

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação