Retrato de Luís Lavoura

Os dados estatísticos indicam que o número de automóveis ligeiros vendidos em Portugal em 2012 foi inferior a 100.000. Como o número de automóveis vendidos por ano tem que (a longo prazo) igualar o número de automóveis em circulação dividido pela vida útil (média) destes, concluímos que, a manter-se este número de automóveis vendidos, ou bem que o número de automóveis em circulação será de 4 milhões mas a sua idade útil será de 40 anos - algo de inconcebível - ou bem que o número de automóveis em circulação será 2 milhões para uma vida útil de 20 anos. Como esta última hipótese é bem mais plausível, podemos concluir que os portugueses se estão a encaminhar para um estado em que haverá apenas 2 milhões de automóveis em circulação. O que significa uma enorme redução em relação ao stock atual.

Ou seja: seguindo a tendência de muitos países civilizados, cada vez mais portugueses estão, pouco a pouco, a optar por não ter automóvel.

A álgebra está obviamente correcta

Rui (não verificado) on Quinta, 28/02/2013 - 15:55

A álgebra está obviamente correcta.
Mas faltam 2 parâmetros na equação: os km percorridos por cada carro, e o nº de pessoas q vão dentro desse carro.
-Ter menos carros mas percorrer mais km com esses carros, não sei se nos tornam mais civilizados.
-"Enfiar" mais gente dentro do carro, do ponto de vista de eficiência de recursos (viaturas, vias de comunicação, combustíveis) sim, fazem de nós mais civilizados.

Mas há a questão de, como disseste, a vida útil dos carros ser flexível. Reduzindo as vendas para metade mas duplicando a vida útil dos mesmos faz com q o seu número se mantenha e a sua idade média duplique. E, carros mais velhos consomem e poluem mais, o q não nos aproxima da civilização.

De qq modo, td esta aritmética está baseada na continuação dos 100mil veículos por ano, o q não é de todo óbvio.

basta raciocinar um pouquinho...

zeca marreca de braga (não verificado) on Sexta, 04/01/2013 - 13:06

"Ou seja: seguindo a tendência de muitos países civilizados, cada vez mais portugueses estão, pouco a pouco, a optar por não ter automóvel."

A conclusão está errada! Portugal não é um país civilizado...

(se quiser que eu lhe explique porque eu posso explicar, senão pode imaginar que mora num subúrbio têm de trabalhar pelo menos 8 horas mais uma (almoço) e mais uns picos, a 30 km do sitio onde mora, têm 2 filhos e o infantário/escola funciona das 7:30 às 19:00 e vocemercê demora aprox. 2,8 horas, para cada lado, no percurso casa-escola dos miudos-trabalho em transportes "publicos" privados...

ironia

zeca marreca de braga (não verificado) on Sexta, 04/01/2013 - 01:52

Você tem umas ironias engraçadas...
se não for ironia... bem... então você conhece tão bem o seu país como o palerma do Gaspar...

Retrato de Luís Lavoura

resposta

Luís Lavoura on Sexta, 04/01/2013 - 09:46

Não é ironia. Não pretendo conhecer bem o meu país. Apenas estou a tentar retirar uma conclusão dos dados estatísticos. A minha inferência pode estar errada - convido-o a apresentar uma melhor.

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação