Retrato de Luís Lavoura

Sem dúvida que a corrupção que (alegadamente) existirá na FIFA é condenável.

Porém, nem toda a corrupção é forçosamente negativa. Se um xeque árabe corrompe um membro da FIFA, creio que o resultado final para o mundo é positivo: o membro da FIFA provavelmente dará um uso mais produtivo ao dinheiro do que o daria o xeque árabe. Mais vale que o dinheiro esteja na posse do membro da FIFA corrompido do que na posse do xeque árabe corruptor.

Também não podemos ignorar que muita da raiva contra a corrupção na FIFA surge apenas porque os prejudicados por essa corrupção foram os Estados Unidos da América e o Reino Unido. A FIFA escolheu o Qatar e a Rússia, em vez dos EUA e RU,  para hospedarem campeonatos do mundo de futebol. É normal que os EUA e o RU fiquem furiosos e despeitados pela escolha. O RU, em particular, muito gostaria de rentabilizar estruturas que já tem montadas para hospedar um campeonato do mundo. Seria a rentabilização de um investimento que o RU já fez. Assim, não rentabilizará. O que prejudica financeiramente, e muito, o RU. É normal que o RU fique furioso com a FIFA.

Mas a FIFA tem razão: o futebol deve ser um desporto mundial. De todos. Também da Rússia e dos países árabes. Esses países também têm o direito de presenciar futebol nos seus territórios. Cabe à FIFA, em nome dos interesses do futebol, globalizar esse desporto. Não canalizá-lo sempre para os mesmos países.

Argumentam que a Rússia não é um país muito democrático. Pois não. Mas, desde quando é que os campeonatos do mundo de futebol só podem ser organizados em países muito democráticos? Será que o futebol deve estar restrito a países democráticos? Será que os jogadores ingleses ou alemães não podem jogar na Rússia por esta não ser democrática? Mas não é verdade que todos os anos equipas europeias jogam em solo russo nas competições europeias?

Dizem que no Qatar faz demasiado calor no verão. Pois faz. Mas no inverno faz lá muito bom tempo, enquanto que na Alemanha não se pode jogar futebol porque os campos estão cobertos de neve. A solução é simples: ponham nesse ano o campeonato do mundo a realizar-se no Qatar no inverno. Os jogadores europeus certamente se deleitarão com a agradável temperatura de 20 graus que faz no Qatar no inverno. As condições para jogar futebol são ideais no Qatar nessa época do ano.

Retrato de DG Gutgsell

Olá, Eu me apresento é

DG Gutgsell on Domingo, 21/06/2015 - 08:20
Olá,
Eu me apresento é Ivica Gjorgjievski, há muitos embuste entre particulares ofertas de empréstimo. Visitei locais de empréstimo entre particulares sério anúncios em todos os lugares e eu tivemos um grande cavalheiro, o nome de Ms. Gutgsell nacionalidade francesa que ajuda as pessoas, fazendo-os empréstimos e me concedeu um empréstimo de 100.000 € que eu tenho que pagar mais de 30 anos com um baixo interesse de sua parte ou de 2% sobre o meu período de empréstimo e, em seguida, na manhã seguinte, recebi o dinheiro sem protocole.Besoin crédito pessoal, o seu banco se recusa a conceder-lhe o empréstimo, você está em qualquer país do mundo que você está falando com ele e você apertar satisfeitos, mas tome cuidado para que você não gosta de reembolsar os empréstimos. Aqui é o seu e-mail: [email protected]

Boa Sorte. E não se esqueça de compartilhar para ajudar seus entes queridos que estão em necessidade.

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação