Retrato de Luís Lavoura

Os países "ocidentais" andam muito excitados com um massacre que ocorreu na cidade síria de Houla. Aparentemente esse massacre terá sido cometido por uma milícia pró-governamental e com o apoio ou cumplicidade do exército sírio.

Eu gostaria de lembrar que, há não tantos anos atrás, os países "ocidentais" também se sobre-excitaram com um massacre que ocorreu na localidade kosovar de Racak. Esse massacre foi repetidamente apresentado nos mídia "ocidentais" como obra do exército sérvio. Esse massacre serviu de justificação e motivação direta para uma guerra lançada pelo "Ocidente" contra a Sérvia. O resultado dessa guerra foi a transformação do Kosovo num protetorado do "Ocidente" - protetorado que tem sido tudo menos elogiado pelo que lá ocorre. Depois da guerra o massacre de Racak foi investigado e chegou-se à conclusão de que não tinha sido obra do exército sérvio.

É preciso que se saiba que os Estados, para avançar os seus interesses, mentem, e que contam nas suas mentiras, frequentemente, com o apoio deliberado de mídia servis.

Que ocorreu um massacre em Houla, tenho poucas dúvidas. Que ele tenha sido cometido pelas forças sírias, já tenho bastantes dúvidas.

Quero também fazer notar que está em curso na Síria uma guerra, na qual ambos os lados estão armados. Nos últimos dois dias o exército sírio foi alvo de fortes ataques das forças rebeldes e sofreu muitas baixas. Não é somente o regime sírio que está armado e que comete atrocidades.

Está muito silencioso por aqui! Porque não deixar uma resposta?

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação