Retrato de Luís Lavoura

Os trabalhadores da recolha do lixo da Câmara de Lisboa regressam hoje ao trabalho, após duas semanas de greves (nos últimos tempos não se tratou, em rigor, de uma greve, mas de uma recusa à prestação de horas extraordinárias).

A primeira coisa a constatar é que, aparentemente, a greve não teve efeito - a reforma que os trabalhadores pretendiam impedir prosseguirá. Tratou-se pois, de uma greve apenas para o povo ver. Não foi uma luta real, determinada e até às últimas consequências, mas apenas uma manifestação de vida por parte do sindicato.

A segunda coisa a observar é que a luta laboral não teve um objetivo, que seria legítimo, de aumentos salariais, ou de manutenção de postos de trabalho, ou de melhores condições de trabalho, etc. Não: a luta dos trabalhadores da recolha do lixo teve apenas por objetivo impedir que o seu "patrão" deixasse de ser a Câmara de Lisboa e passassem a ser as Juntas de Freguesia. Ou seja, os trabalhadores lutam por terem um patrão grande e poderoso em vez de terem muitos patrões pequeninos e menos poderosos. Os comunistas são assim: dizem mal dos patrões grandes, mas, na hora de escolher, preferem-nos aos patrões pequenos.

Não entendo qual a legitimidade e correção de uma luta de trabalhadores apenas por um patrão em desfavor de outro. Para mim, o objetivo desta greve foi puramente político. Foi uma greve ilegítima.

Greve - Trabalhadores do Lixo - Lx

Armando Leite (não verificado) on Terça, 14/01/2014 - 00:32

1 - Como alguém disse, esta greve foi a "vingança" política do PCP à reforma administrativa no concelho de Lisboa.
2 - O PCP necessita de ter o "povo" junto (e não "fragmentado") para exercer o seu poder grevista.
Não vou pelo argumento do patrão "grande" ou "pequeno".

Retrato de Luís Lavoura

resposta

Luís Lavoura on Terça, 14/01/2014 - 16:36

É possível que tenha razão.

A mim o que me deixa perplexo é como os trabalhadores se deixam instrumentalizar, aceitam perder dias de salário numa greve que apenas obedece à estratégia partidária e que nenhuma vantagem lhes traz.

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação