Existe, em Portugal, um grupo muito forte de Neo-Liberais e Liberais clássicos, o que acontece é que estes revelam uma total incapacidade de se organizarem. Como tal a sua acção desenvolve-se em partidos e Movimentos que vão contra a sua ideologia Política, estando presentes em organizações tão distintas como o MLS, PP e PSD. Encontro duas razões possíveis para isto suceder,ou querem alterar estes partidos/movimentos por forma a que estes sejam reconstruídos à sua imagem e semelhança, pensando assim que este é o caminho mais fácil, ou porque pura e simplesmente não fazem ideia do que é o Liberalismo.
Nos últimos meses temos verificado grande actividade desses ideólogos neste blog, temos encontrado desde textos contra politicas de protecção do ambiente, contra a participação democrática em instituições de ensino, a favor de trabalho não pago (estágios não remunerados), e até, em casos ainda mais extremos, alguns a favor da pena de morte e das politicas da violação dos direitos humanos (ex. politicas americanas), textos estes que, como os liberais e mais precisamente os liberais sociais sabem, vão contra a ideologia Liberal-Social.
Como Liberal-Social, não sou contra a existência de outros movimentos e partidos políticos em Portugal, nem tão pouco de outras ideologias, o que de facto me perturba é não existir força de vontade, capacidade, ou seja lá o que for, de pessoas que partilham a mesma ideologia em se constituir em organizações de cidadãos (partidos ou movimentos), sendo a sua actividade apenas centrada na destruição (tentativa de alteração ideológica) das organizações já existentes.
P.S-Como já tem vindo a ser hábito espero os comentários destes senhores.













Alguém no MLS teve uma má
CGP (não verificado) on Terça, 06/02/2007 - 19:06Alguém no MLS teve uma má experiência com estágios não remunerados?
experiência
Hugo Garcia on Terça, 06/02/2007 - 20:23Bem, esse comentário seria dirigido a mim já que fui um dos que escreveram a moção.
Mas apesar da pergunta ser engraçada, nunca o julgamento de uma ideia se deve basear na condição de quem a escreve. As ideias valem por si. A pessoa que a escreve pode lhe acrescentar crédito,mas não retirar.
Mas por acaso tive apenas boas experiências.
Aceitei um estágio não remunerado, mas como tive muito sucesso decidiram me remunerar.
No entanto,no mesmo periodo consegui observar diversas situações de aproveitamento e entrevistadores a dizerem coisas como "ao menos não estás em casa" ou "enquanto não encontras alguma coisa". Ou outro onde me ofereceram 150 euros por mês. Ou ainda um conhecido meu que disse "colocas um anúncio para estágio não remunerado no blog carga de trabalhos e aparecem-te imensos tipos".
Portanto, foi pelo que eu observei, não pelo que eu sofri.
Mas relembro que a política não se deve nem pode resumir a consequências de posições.
Senão seriam todas as pessoas que não têm dinheiro a serem de esquerda e todos os ricos que não sabem os problemas dos pobres a serem de direita. Seria um péssimo cenário, não seria ?
Esclarecimentos
Hugo Garcia on Terça, 06/02/2007 - 14:39Se me permitem, ou mesmo que não, quero fazer aqui alguns esclarecimentos:
Eu representei o MLS num congresso da Liberal Internacional na comissão sobre a tortura. A posição da Liberal Internacional é totalmente contra a tortura, contra as posições de George Bush sobre a mesma, contra o fechar de olhos dos governos Europeus e contra o que se tem feito às escondidas. A Liberal Internacional colabora activamente com as investigações aos vôos ilegais da CIA.
É objectivo do MLS fazer parte da Liberal Internacional.
No mesmo congresso foi apontada como solução para os conflitos internacionais a conjugação dos três princípios:
Democracia, Desenvolvimento e Diálogo.
Nos estatutos (sem eles não existimos) está definido que promovemos o Liberalismo Social. É claramente distinto do Neo-liberalismo.
O parceiro político dos Liberais nos EUA é o partido Democrata. Assim sendo, consideramos o partido conservador e a administração Bush nosso adversário.
O MLS não tem, nem nunca terá, nada contra os EUA como país, ou contra os cicadãos do mesmo.
O neo-liberalismo não é um comentário de comunistas ou marxistas. O neo-liberalismo é uma ideologia claramente definida pelos próprios.
Os neo-liberais não gostam de ser confundidos com liberais sociais e os liberais sociais não gostam de ser confundidos com neo-liberais.
Hugo, Onde é que encontras
Ricardo Francisco on Quarta, 07/02/2007 - 16:14Hugo,
Onde é que encontras auto proclamados "Neo-liberais"? Não encontras com certeza nos blogs de referência Poruguesa.
Os "neo-liberais" ou "políticas neo-liberais" ou incursões "neo-liberais" aparecem do lado da nossa esquerda marxista como o renascimento do inimigo antigo. Essa "besta" que só de nome assusta. Veja-se a boa da JAD que se recusa a assumir que o que se pretende é a liberalização da IVG. Para ela liberalizar é mau logo não pode ser a favor da liberalização. Logo ao votar sim não pode estar a liberalizar. Isto é um fait diver, mas reflecte uma forma de pensar anti liberal.
Existe muito cinzento, muitas correntes liberais. Arrisco-me a dizer que são os liberais contra os outros. A limitação do poder central contra a discussão de quem tem o poder central e a sua justificação. No meio disto só nos resta ser coerentes e entendermos o fundo das nossas posições. É a diferença entre uma causa ou causas e uma ideologia.
Mas volto à minha...agradeço que me indiques nos blogues de referência portugueses quem se auto-intitula de neo-liberal.
Quanto aos EUA o que preocupa é obsessão contra os mesmos. Já te perguntaste porque é que corre tanta tinta sobre os atentados às liberdades perpretados pelos EAU (não o nego nem o apoio) e nada ou pouco sobre Cuba, Koreia, Sudão, Irão, Arábia Saudita, Rússia, Ukrania, Georgia, Indonésia, so on and so on...Eu compreendo porque é a malta do BE só gosta de apontar armas contra os EUA...e o MLS?
PS: Entretanto...para ajudar...amanhã ou depois apresento argumentação económica para a existência de salários mínimos.
Pois.
Willespie (não verificado) on Terça, 06/02/2007 - 14:06Por acaso escrevi recentemente no meu blog mais uma crítica à direita libertária ou liberal-conservador.
É um tema que me toca bastante pessoalmente e que sempre me fez alguma confusão (pois venho da tradição liberal norte-americana), e tenho escrito sobretudo numa tentativa de por o paradigma liberal Português e Europeu em perspectiva. E de chamar as coisas pelos nomes.
De resto acho que está bem demonstrado que não há área política mais individualista e com menos probabilidade dos seus defensores e adeptos sentarem-se à mesa e concordarem sobre um programa político do que os liberais néo-clássicos ou libertários. Isto reflecte-se na forma que os movimentos e os vários partido políticos libertários nacionais e internacionais se têm organizado durante este último século.
Foram sempre marcados por fortes conflitos internos e é hábito mesmo na blogosfera observá-los a chamarem-se socialistas uns aos outros.
Espero que não se esteja a
Luís Lavoura on Terça, 06/02/2007 - 12:59Espero que não se esteja a referir a mim. Não me considero, de forma nenhuma, um liberal clássico.
No que respeita às políticas de proteção do ambiente, eu sou completamente a favor delas. Mas considero que é desejável que elas não destruam os mercados de bens e serviços, sob pena de se tornarem ineficientes ou de terem consequências perversas.
No que respeita à "participação democrática em instituições de ensino", considero que isso faz pouco mais sentido do que pôr o meu filho de seis anos a gerir a escola primária que ele frequenta. É para mim evidente que uma escola - de qualquer nível - deve ser gerida, em primeiro lugar, por quem a paga (isto é, pela entidade que é dona da escola), e, em segundo lugar, pelos professores que nela lecionam. A primeira entidade fornece o dinheiro, a segunda entidade fornece o saber. Pôr os alunos, ou os seus representantes, a governar uma escola, conduz a perversões - a escola deixa de ter por objetivo o conhecimento, a sua criação e transmissão, para passar a ter como objetivo o entretenimento dos alunos.
"E quem falar é parvo depois de mim é parvo"
Ricardo Francisco on Terça, 06/02/2007 - 12:52Caro André,
O caro Escórcio poderá ajudar indicando onde é que na declaração de princípios do MLS se encontra algo de acordo com o que escreveu. É que me parece que escreve pelo Movimento...e não vejo nenhuma comunicação escreita que vá de encontro com o que escreveu. É que se o que escreveu vai de encontro com as aspirações de jovens bloquistas não vão de encontro com muitos dos que gostariam de ver a sociedade mais liberal.
André Escórcio escreveu:
"
Nos últimos meses temos verificado grande actividade desses ideólogos neste blog, temos encontrado desde textos contra politicas de protecção do ambiente, contra a participação democrática em instituições de ensino, a favor de trabalho não pago (estágios não remunerados), e até, em casos ainda mais extremos, alguns a favor da pena de morte e das politicas da violação dos direitos humanos (ex. politicas americanas), textos estes que, como os liberais e mais precisamente os liberais sociais sabem, vão contra a ideologia Liberal-Social."
Por fim. Este parágrafo devia ser comentado por quem de direito do MLS. Não devem restar dúvidas sobre as posições do MLS.
Entretanto caro Escórcio, se pensava que afastava comentadores que discordam de si com a estratégia infantil (e este adjectivo é pensado) de "quem falar é parvo" enganou-se...
Cumprimentos,
Ricardo escreveu:
André Escórcio ... on Terça, 06/02/2007 - 22:43Ricardo escreveu:
"O caro Escórcio poderá ajudar indicando onde é que na declaração de princípios do MLS se encontra algo de acordo com o que escreveu."
Assim seja:
Moção Estágios não pagos:
Direitos Humanos (na declaração de principios): 3.Consideramos essenciais todos os direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, os quais devem ser sempre salvaguardados pelo Estado, nomeadamente a liberdade de expressão, de associação e a abolição de todas as discriminações, entre as quais as que tenham como base o sexo, etnia, cor, religião ou orientação sexual
Ambiente (no site oficial do MLS): "Acreditamos numa sociedade construída com base no mérito e na educação, com respeito pelo ambiente e que garanta justiça e liberdade para todos."
Quanto à participação democrática teria que copiar toda a declaração de princípios que privilegia de forma implícita uma sociedade democrática.
Na parte direita deste blog está escrito:"Devido a este facto, as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam a posição oficial do MLS." Apesar de me ter baseado em aspectos defendidos pelo MLS, como é óbvio, falei em nome individual.
Se tiver mais alguma dúvida não exite.
Numa aspecto estamos de acordo, também concordo que a direcção do MLS deveria-se pronunciar acerca deste assunto.
Ricardo escreveu: "O caro
André Escórcio ... on Terça, 06/02/2007 - 13:36Ricardo escreveu:
"O caro Escórcio poderá ajudar indicando onde é que na declaração de princípios do MLS se encontra algo de acordo com o que escreveu."
Assim seja:
Moção Estágios não pagos: http://wiki.liberal-social.org/wiki/Est%C3%A1gios_profissionais_e_acad%C3%A9micos
Direitos Humanos (na declaração de principios): 3.Consideramos essenciais todos os direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, os quais devem ser sempre salvaguardados pelo Estado, nomeadamente a liberdade de expressão, de associação e a abolição de todas as discriminações, entre as quais as que tenham como base o sexo, etnia, cor, religião ou orientação sexual
Ambiente (no site oficial do MLS): "Acreditamos numa sociedade construída com base no mérito e na educação, com respeito pelo ambiente e que garanta justiça e liberdade para todos."
Quanto à participação democrática teria que copiar toda a declaração de princípios que privilegia de forma implícita uma sociedade democrática.
Se tiver mais alguma dúvida não exite.
Caro Escórcio, Sobre os
Ricardo Francisco on Terça, 06/02/2007 - 14:01Caro Escórcio,
Sobre os eságios não remunerados, verifico que tem razão. O MLS aprovou uma moção, que no meu entender vai contra os seus princípios tais quais escritos na carta. Por algumas ou outras o MLS afasta alguma pessoas do seu seio. Se ainda poder continuarei a escrever porque é que não concordo com o teor dessa moção que não votei como deve saber. E garanto que vou continuar a escrever dentro da política editorial...
Quanto aos princípios do respeito pela carta de direitos humanos, o que me assustou no que escreveu é o princípio anti-americano. Continuo a não ler em lado nenhum que o MLS se assume como anti-americano.
Em relação ao ambiente, so respeito ao mesmo a algumas políticas propostas vai uma distância assutadora. Percebe a diferença?
Por fim, não sei se sabe, mas quem fala em Neo-Liberais são os nossos colegas de background Marxista...
De qualquer forma continuo à espera de uma posição dos dirigentes do MSL.
"Continuo a não ler em lado
André Escórcio ... on Terça, 06/02/2007 - 14:15"Continuo a não ler em lado nenhum que o MLS se assume como anti-americano."
Nem o MLS nem eu, nem sequer o meu post.
Apenas é dado um exemplo de um país que não respeita os direitos humanos e dei este exemplo apenas pelo facto de as práticas de violação dos direitos humanos por este país já terem sido defendidas neste blog.
Obviamente não falei de Cuba, Coreia, Irão, etc., porque nunca ninguém defendeu a prática por parte desses países neste blog.
Em relação ao ambiente esperava que investigasse um pouco mais e que não espera-se que fizesse tudo por si:
Mais uma vez no site oficial do MLS: "Um Estado reduzido ao mínimo essencial, mas que assegura de uma forma sustentável e segundo o princípio da subsidiariedade, a defesa do indivíduo e da sociedade, a propriedade privada, a Justiça, a existência de serviços básicos de saúde e segurança social, uma educação de qualidade, e a protecção do património cultural e ambiental."
Aqui Vai
Filipe Melo Sousa on Terça, 06/02/2007 - 15:23- A moção na wiki foi escrita por mim e pelo Hugo. Ainda não foi votada. Quando o for, será uma moção aprovada, no caso claro de ser aprovada. Logo, à data de hoje não é um documento do MLS. Mas.. pá acho que ainda lhe vou dar uns toques. Realmente está um pouco intervencionista e reguladora.
- Não concordo também que o MLS deva ser anti-americano no que refere à política externa deste país. Não vejo porque motivo deveremos considerar os EUA um país desrespeitador dos direitos humanos. Ou em particular que ao longo do tempo tenha demonstrado ser menos humanos que outros países democráticos. Essa é uma posição que nos alinharia com a esquerda marxista, na qual não me reconheço minimamente, que é inimiga de longa data de quem lutou por várias liberdades. É que se há um país que moldou ao longo da história, nomeadamente durante o século 20 a sociedade livre e liberal em que vivemos hoje, foram os Estados Unidos da América. É por isso normal que haja vozes a levantar-se para defender o modelo americano, e obviamente não o modelo cubano iraniano, ou norte-coreano. Talvez seja precisamente esse anti-americanismo a causa do distanciamente de muitos liberais em relação ao MLS em particular.
- Quanto à dimensão do estado: concordo com o que está escrito: mínimo essencial. Isto não significa uma "participação democrática" na propriedade privada, nomeadamente quando essa propriedade se trata de uma instituição de ensino. Certas propostas têm ido bastante mais além desse mínimo essencial.
Eu sou liberal. Ponto
Eu gostaria de alertar os
Luís Lavoura on Terça, 06/02/2007 - 16:10Eu gostaria de alertar os colegas do MLS que as coisas que estão escritas na wiki do MLS são coisas privadas do MLS, pelo que, o endereço dessas páginas não deve ser divulgado num blogue que é público.
Como é evidente, o MLS não deseja que alguém estranho ao MLS leia neste blogue o endereço da wiki do MLS e vá lá alterar documentos ou fazer outras malandrices.
Os documentos que estão na wiki do MLS são rascunhos, propostas, etc, de membros individuais do MLS, e não comprometem, como tal, o MLS.
Deixar uma resposta