Retrato de Luís Lavoura

Parece que a presidência da União Europeia pertence atualmente à Lituânia, o que deveria estimular esse país a tomar posições ponderadas e responsáveis. Mas parece que não é o caso: o ministro dos Negócios Estrangeiros desse Estado báltico ameaçou hoje, veladamente, ir efetuar um bloqueio ao enclave russo de Kaliningrad (a parte norte da antiga Prússia Oriental), que se situa entre a Lituânia e a Polónia, totalmene rodeado portanto pela União Europeia.

O senhor lituano deveria ser rapidamente informado, pelos seus parceiros da União Europeia, a começar pela sra. Ashton, que essa coisa de bloqueios é própria da Guerra Fria e é completamente inadequada aos tempos que correm. Recorde-se que foi no decorrer da Guerra Fria que a Rússia impôs um bloqueio a Berlim Ocidental, que à data era um enclave dentro da zona de ocupação russa da Alemanha; bloqueio esse de muito má memória. É por isso de péssimo gosto, eu diria mesmo desastroso, que o ministro lituano recorra a este tipo de ameaças na atualidade.

Pede-se à sra. Ashton que ponha rapidamente o ministro lituano dos Negócios Estrangeiros na ordem. A União Europeia deve servir para isto.

Está muito silencioso por aqui! Porque não deixar uma resposta?

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação