Retrato de Luís Lavoura

É um costume já de longa data em Portugal apresentarem-se às eleições para a presidência da república candidatos sectários, de partidos da extrema-esquerda. Aos já costumeiros candidatos do PCP e do MRPP acrescenta-se este ano, seguindo o mau exemplo, um candidato do BE.

Os candidatos sectários não são verdadeiros candidatos a presidente da república. Não têm perfil nem vocação para esse cargo. O objetivo dessas candidaturas é apenas o de marcar a pureza da seita que as apresenta. As seitas são radicais na sua pureza doutrinal: só a sua doutrina é verdadeira, e é inconfundível com a doutrina de qualquer outra seita. Assim, os membros de uma seita só votam com agrado num membro da mesma seita. A seita tem que apresentar um candidato próprio porque, caso contrário, caso apoiasse um candidato exterior à seita, teria que à partida admitir a possibilidade de negociações, ou de cedências na sua pureza doutrinal.

Em candidatos assim, ninguém que tome a sério a eleição do presidente da república pode votar.

seitas

Vasco Leal Figueira on Sábado, 22/10/2005 - 15:21

Touchè. Definiste muito bem aquilo que caracteriza uma das piores cegueiras em Política.
--
Vasco Leal Figueira

Retrato de Luís Lavoura

Vítor Jesus, a alternativa

Luís Lavoura on Sexta, 21/10/2005 - 09:06

Vítor Jesus, a alternativa seria apoiarem candidatos credíveis, que não pertencessem à seita. Foi, por exemplo, aquilo que o BE fez agora na eleição para a Câmara de Lisboa: apoiou um candidato credível, com apoios que extravazam (que vão para além de) o BE. A alternativa seria apoiarem indivíduos, vindos da sociedade civil extra-partidos, que efetivamente têm perfil para o cargo (de presidente da república) e que efetivamente desejam exercê-lo, e não apenas pseudo-candidatos, cujo único objetivo é propagandearem a verdade sectária nos media e medirem forças com as outras seitas.

Entao quais seriam as

vitor_jesus (não verificado) on Sexta, 21/10/2005 - 07:53

Entao quais seriam as alternativas? Nao apresentarem candidatos?

Notarei por ai uma certa alergia a certos candidatos? ;) Acho que nao faz mal nenhum eleicoes disputadas (o extremo-oposto era haver so' um...).

Pelo menos desde que nao desistam 2 dias antes das eleicoes como o PCP faz.

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação