Retrato de Miguel Duarte

Na Holanda existe uma inovação que promote revolucionar o mundo da construção. Foi criada uma máquina que permite construir 400m2 diários de estrada/passeio com blocos. Os blocos são uma alternativa ao betume, mais amiga do ambiente (ajudam por exemplo a evitar cheias pois são permeáveis) e mais durável, além de mais estética.

 

Retrato de Luís Lavoura

Permeáveis

Luís Lavoura on Segunda, 22/11/2010 - 09:42

Há muita gente que, com alguma razão, diz mal da calçada à portuguesa, esquecendo que, sobretudo no clima muito irregular do Sul de Portugal, essa calçada, por ser feita de pedra calcária e devido aos interstícios entre as pedras, tem a vantagem de permitir a infiltração no solo de muita água das chuvadas, ajudando a controlar cheias súbitas.

 

No Sul de Portugal, onde há ocasionalmente chuvas muito violentas, convem que qualquer calçada seja bem permeável.

Retrato de Miguel Duarte

Calçada Portuguesa

Miguel Duarte on Segunda, 22/11/2010 - 10:18

O problema da calçada portuguesa é que não é resistente (temos os passeios sempre num estado deplorável) e não é prática para o peão, sendo ela provavelmente uma das responsáveis porque os portugueses não gostam de andar a pé no centro de Lisboa.

Existem outros materiais que são igualmente porosos e podem ser utilizados, foram dos centros históricos, em alternativa à calçada.

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação