Retrato de Luís Lavoura

Os sírios, afegãos, somalis e eritreus que fogem das perseguições e guerras nos seus países refugiam-se noutros países vizinhos. Por exemplo, os refugiados sírios, uma vez na Turquia ou no Líbano, já estão seguros. Já não precisam de fugir para mais lado nenhum.

Esses refugiados, porém, não ficam, compreensivelmente, satisfeitos por viverem num campo no meio de deserto e à custa da caridade alheia. Porque eles não querem simplesmente a segurança: querem também trabalhar, ganhar dinheiro e progredir na vida.

É por isso que alguns desses refugiados, aqueles que têm posses para isso, pagam a passadores para que eles os ajudem a ir para países onde, na esperança deles, possam trabalhar e ganhar dinheiro. Eles não pagam para sair do seu campo na Turquia para irem para outro campo alhures. Nem pagam para sair de um campo na Turquia para irem para o Paquistão ou a Arábia Saudita. Eles pagam para vir para a Europa, para países ricos onde esperam poder progredir.

Ao fazê-lo, deixam de ser refugiados e passam, basicamente, a ser imigrantes. É isso que eles querem ser. Eles querem deixar de ser refugiados e passar a ser imigrantes.

Eles não querem continuar a ser refugiados, presos num campo e alimentados pela caridade alheia. Eles querem ser imigrantes, trabalhadores. A Europa deve vê-los assim. Eles não pagaram para sair do seu campo de tendas na Turquia para virem para um apartamento em Portugal. O que eles querem não é simplesmenete alojamento - eles querem trabalhar.

Está a Europa disposta a receber estes imigrantes?

Cinismo

Afonso (não verificado) on Sábado, 19/09/2015 - 18:32

E quem recebe depois os nossos desempregados que não quiserem ficar sujeitos à sopa dos pobres?Vão para as Arábias?Com este seu post fica desmascarada(para quem ainda duvidava) a cínica estratégia liberal-capitalista.

Cinismo

Afonso (não verificado) on Sábado, 19/09/2015 - 18:31

E quem recebe depois os nossos desempregados que não quiserem ficar sujeitos à sopa dos pobres?Vão para as Arábias?Com este seu post fica desmascarada(para quem ainda duvidava) a cínica estratégia liberal-capitalista.

OFERTA DE EMPRÉSTIMO RÁPIDA ENTRE PARTICULAR EM 48 HORAS (t.mic

Michele (não verificado) on Quarta, 09/09/2015 - 19:08

Olá
Proponho apenas este este e-mail a você meus serviços de bolsas de financiamento, se você está precisando de dinheiro. Financiamento é fornecido nas condições boas e melhores que vão facilitar-lhe a vida.
Alguns ou seus problemas, eu vou fazer de tudo para salvá-la.
Você tem a capacidade de emprestar até € 25.000.000 em casa com uma garantia de 2% ao ano, sem qualquer problema ou complicação.
Para todas as pessoas que precisam de dinheiro, entre em contato pelo meu endereço: [email protected]

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação