Retrato de Luís Lavoura

No PÚBLICO de hoje aparece uma excelente notícia, que já tardava há muitos, muitos anos:

"O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas anunciou ontem que o governo pretende ordenar todo o território de caça até ao fim da legislatura, acabando com o regime cinegético livre."

Para quem não saiba, o regime cinegético livre é aquele em que qualquer caçador, de qualquer parte do país, pode caçar em qualquer propriedade, desde que esta não pertença a uma reserva de caça. É o regime cinegético da "tragédia dos baldios": cada um caça o mais que pode, sem se responsabilizar por criar a caça, sem pagar nada pelo prazer que extrai da caça.

Assumir publicamente, claramente, que se tenciona acabar com este regime, ainda que progressivamente, ainda que num prazo não muito curto, já é um grande progresso. (Assim soubesse o governo assumir, da mesma forma, que deseja acabar com as rendas antigas, ainda que progressivamente, ainda que num prazo não muito curto...)

Faltará depois moralizar o regime de caça associativo e, sobretudo, garantir o direito à não-caça para qualquer propriedade e proprietário. Isso também será necessário. Mas um primeiro passo, sempre imprescindível, será eliminar a selvajaria incivilizada que o regime de caça livre constitui.

"regime livre"

José Mota (não verificado) on Sexta, 29/09/2006 - 22:21

Porque é que governo da cobertura a "meia dúzia de gulosos", que criam uma associativa de caça em terrenos privados onde nem o proprietário assina, e alguns desses proprietários eram caçadores e tiveram que arrumar as "botas".
Em França criaram-se associativas mas são os proprietários que alugam os terrenos, e são indemnizados nos danos das culturas, mas em Portugal, principalmente no Minho tomam os terrenos como assalto finalmente estamos num comunismo anti-russo com a cara tapada.
"A caça era um desporto tão bonito há 15 anos a trás, deixou de a ver convivência e alegria nos caçadores"

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação