Retrato de Luís Lavoura

O que me causa repulsa agora, que toda a gente fala dos incêndios e dá sentenças sobre o que deveria ser feito para acabar com eles, é o fraquíssimo conhecimento que a imensa maior parte dessa gente tem do mundo rural português e, sobretudo, da sua economia.

A sentença mais frequente e óbvia é que "os proprietários devem ser obrigados a limpar o mato das suas propriedades". Isso está muito bem, mas quem passa esta sentença deve julgar que a limpeza do mato é muito barata, que os proprietários são todos uns ricaços, que as propriedades lhes dão enormes lucros, e que portanto pouco lhes custa gastar uma pequena parte desses chorudos lucros na limpeza do mato.

Ora, tudo isto é em geral falso. A maior parte dos proprietários são pessoas comuns, pequenos burgueses que vivem nas cidades e que ganham pequenos salários. As propriedades rurais dão, na zona de minifúndio, lucros mínimos ou nulos. E a limpeza do mato dá muito trabalho, gasta muita gasolina (se fôr feita com motorroçadora) ou gasóleo (se fôr feita com trator), e fica muito cara. Ainda pior, dado que muita da gente que agora habita o mundo rural não tem capacidade física para efetuar a limpeza (que é trabalho duro), os proprietários teriam que se deslocar das cidades para as suas propriedades rurais para fazerem eles próprios a limpeza, o que também custa muito dinheiro e tempo.

Em conclusão, essa sentença "os proprietários que limpem os seus terrenos" é muito justa, mas economicamente inviável.

Empréstimos

Michelalbertplancq on Quinta, 02/11/2017 - 10:31
Olá Sir / Sra
Nós oferecemos nossos serviços para pessoas honestas que estão em necessidade de apoio financeiro ou atividades geradoras de renda e criar um futuro melhor com uma taxa de juros de 2% considerado. 
Eu diria que estou pronto para dar ao indivíduo.
Oferecemos-lhe empréstimos entre particular, de 5.000 € para 10.000.000 € para termos muito simples.
Estou disponível e disposto a discutir todas as suas necessidades financeiras nas seguintes áreas:
 
-Empréstimos imobiliários
-Empréstimos de investimento
-Auto empréstimo
-Consolidação da dívida
-Linha de crédito
-Segundas hipotecas
-Resgate de crédito
-Empréstimos pessoais
 
Não hesite em contactar-nos se você estiver interessado, o período de reembolso entre um para cada ano de acordo com a soma emprestada.
Nossos termos de empréstimo são:
 
- Um formulário para preencher.
- Um acordo de empréstimo deve ser feita pelo nosso notário
- Nossos empréstimos estão sujeitos a juros de 2% ao ano.
- Nossos empréstimos são normalmente pagos por cheque ou transferência bancária.
 
Me contactado por mail: [email protected]
No refrão sério!

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação