Retrato de Luís Lavoura

Os direitistas costumam argumentar que a existência de um salário mínimo é má para os desempregados porque, se não houvesse salário mínimo, as empresas contratariam mais trabalhadores, pagando um tanto menos a cada um deles.

Este argumento pode ser verdadeiro no caso de uma grande empresa. Para uma empresa que tenha 500 trabalhadores, ter 10 a mais ou a menos faz pouca diferença: consegue-se facilmente arranjar um pouco de trabalho a mais para novos trabalhadores que se contrate.

Porém, no caso de pequenas empresas a coisa é bem diferente. Uma pequena loja de bairro sabe que precisa de ter uma pessoa ao balcão; se tiver duas, o funcionário a mais passará grande parte do tempo sem nada para fazer.

Uma pequena empresa tem apenas e somente o número de trabalhadores que sabe ser necessário para o trabalho que há. E essa quantidade de trabalho é dominada pela procura que há para os produtos (ou serviços) dessa empresa. A empresa dificilmente pode fazer expandir essa procura. E somente se a procura se expandir é que a empresa contratará mais um funcionário.

Uma pequena empresa contrata apenas os funcionários de que necessita e paga a quem contrata o menos que puder. Se não houver salário mínimo, o patrão de uma tal empresa realizará mais lucro mas não contratará mais pessoal.

Por isso, o efeito da abolição do salário mínimo depende do tipo de empresas que domina a economia.

Em Portugal, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, a imensa maior parte dos trabalhadores trabalha para pequenas empresas.

[email protected]

barbara (não verificado) on Segunda, 27/07/2015 - 16:41

[email protected] lá Sr.Sra : [email protected]
Oferta de empréstimo entre particular : [email protected]
Precisa de um empréstimo rápido para situações de emergência, para um projeto de compra... Você está registrado no banco ou banco proibido. Oferecemos empréstimos especiais on-line a curto e longo prazo que variam de 2000€ a 6.500.000€ taxa fixada de 2% a 3% (dependendo da natureza, a quantidade e a duração do empréstimo. Disponibilidade de fundos dentro de 3 dias após a aceitação de sua pasta. Não há cláusulas escondidas. Para obter mais informações se : [email protected]
entrar em contato pelo Mail: [email protected]

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação