Retrato de Luís Lavoura

Algumas pessoas argumentam que a revelação pela Wikileaks de documentos diplomáticos dos EUA é um erro, porque põe em causa a política externa dos países, a qual necessariamente, procede o argumento, exige secretismo e confidencialidade.

 

Isto talvez seja verdade, mas levanta um problema: é difícil apartar a política externa da política interna.

 

Suponhamos por exemplo que Cavaco Silva, dirigindo-se a Hugo Chávez, o elogia como sendo um grande estadista latino-americano, sendo essa afirmação devidamente divulgada tanto pelos mídia portugueses como pelos venezuelanos. Como é evidente, a afirmação de Cavaco Silva merecerá acerbas críticas da parte de alguns portugueses, que o acusarão de estar a pactuar com uma ditadura e de ter tendências socialistas. Por outro lado, os venezuelanos, ao ler a afirmação de Cavaco Silva, convencer-se-ão de que o seu presidente tem muito crédito internacional, pelo que deve ser um bom presidente e eles devem continuar a votar nele.

 

Ou seja, a afirmação de Cavaco Silva, embora do âmbito da política externa portuguesa, tem repercussões nas políticas internas tanto de Portugal como da Venezuela.

 

Suponhamos de seguida que a Wikileaks revela uma conversa privada de Cavaco Silva com o embaixador dos EUA em Lisboa, na qual Cavaco Silva diz ao seu interlocutor que sabe bem que Hugo Chávez é maluco. Mais uma vez, esta conversa de Cavaco Silva com o embaixador dos EUA é um ato de política externa. Mas - é também um ato de política interna. Quando a afirmação de Cavaco Silva, de que Hugo Chávez é maluco, se torna pública, tanto o povo português como o povo venezuelano ficam a saber que, na verdade, Cavaco SIlva despreza Chávez. O povo venezuelano talvez perca a vontade de votar em Chávez. E muitos portugueses aplaudirão Cavaco Silva.

 

Retirar do segredo a política externa é também fazer um favor à transparência da política interna.

Está muito silencioso por aqui! Porque não deixar uma resposta?

  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação